Histórico de Girau do Ponciano

População: 39.657 habitantes
Localização: Fica localizado no agreste alagoano. Tem 502,150 km² de área e está a 159 quilômetros de Maceió.
Geografia: Município apresenta grande presença de vegetação de Caatinga e Mata Atlântica. Apresenta clima quente e seco por conta da proximidade do Sertão e da Mata Atlântica.
Histórico: Conhecido pelo mel produzido na região o povoamento de Girau do Ponciano se deve a um caçador de nome Ponciano que, acompanhado de dois companheiros, instalou um girau para suas caçadas, aproveitando a caça abundante. Assim , se fundou a primeira propriedade.
Anos depois, dona Cida de Rodrigues e seus filhos, Manoel e Antônio, implantaram nova propriedade. Trouxeram muito movimento para a região, dada a fertilidade de suas terras. Pouco depois, a mulher transferiu-se para Jequiá da Praia e um dos homens fixou-se em Tapagem de Traipú. O outro, chamado Ponciano, continuou na fazenda. Exímio caçador, construiu um girau que era utilizado para a caça abundante que existia na região.
Aliada à fertilidade das terras, a chegada dessas famílias trouxe progresso rápido a Belo Horizonte, nome primitivo do lugar. Em 1912, o nome foi mudado para Vila Ponciano.
A emancipação política se deu através da Lei 2.101, de 15 de julho de 1959, desmembrada de Traipu, num movimento liderado por Filadelfo Firmino de Oliveira, Amaro de Oliveira, Manoel João Neto, Vicente Ramos da Silva, Luiz de Albuquerque Lima, Luiz Bispo dos Santos e Manoel Firmino de Oliveira. Traipu não aceitava a autonomia. Sem acordo, a vila passou a município com o nome de Girau do Ponciano.
Foi rápido o progresso de Belo Horizonte, primeiro nome do lugarejo que, com justiça, recebeu, a denominação de Ponciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário